Marcos da Costa

Foi Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo por duas gestões, bem como Vice-Presidente, Diretor Tesoureiro, Conselheiro Seccional e Presidente de Comissão de Informática Jurídica, que presidiu também junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Na área empresarial, como advogado, destaca-se sua atuação na Consultoria Jurídica da Federação Brasileira das Associações de Bancos – Febraban, no Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, no Comitê de Ética da Associação Brasil eira de Brinquedos – ABRINQ e no Conselho Superior de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – FECOMÉRCIO SP.

Entre os títulos e homenagens que recebeu, na área jurídica, incluem-se: Grau de Grande-Oficial do Tribunal do Trabalho da 2ª Região, do Grande Colar de Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, do Colar de Mérito Judiciário Militar Paulista do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Medalha Professor Amauri Mascaro Nascimento e do SINSA – Sindicato das Sociedades de Advogados de São Paulo e Rio de Janeiro.

É membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Paulista de Direito e do Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. É Doutor Honoris Causa do Instituto Toledo de Ensino – Centro Universitário de Bauru, Professor Honorário das Faculdades Integradas de Jaú e Professor Emérito da Universidade Santa Cecília – Unisanta. Foi Professor da FGV (Programa de Educação Continuada).

Tem reconhecida dedicação às causas públicas e sociais, sendo membro também do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo, do Conselho Diretor da Associação Viva o Centro e do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Nesse campo, entre os diversos títulos e honrarias recebidos se destacam a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga outorgada pelo Exmo. Governador do Estado de São Paulo, a Medalha da Constituição concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Láurea Menção Honrosa da Ordem dos Economistas do Brasil – OEB, a Medalha Ernani Calbucci, concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRC SP, o título Companheiro Paul Harris, da Fundação Rotária do Rotary International e o Prêmio Ateneu Rotário 2018, concedido pelo Rotary Club de São Paulo, o Troféu Raça Negra, concedido pela Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural – AFROBRAS, a Medalha Professor San Tiago Dantas, da Associação Nacional dos Procuradores Federais  – Anpaf, o Prêmio Brasil Esperança, concedido pela Associação Beneficente e Cultural da Comunidade do Hospital das Clínicas de São Paulo e o Prêmio Personalidade da Advocacia 2016, da Central Brasileira do Setor de Serviços – CEBRASSE.

É autor e co-autor de diversos livros e artigos jurídicos, além de ter ministrado inúmeros cursos e palestras nacionais e internacionais, em faculdades, institutos, associações e tribunais, sobre os mais variados temas da área jurídica.

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Integra o Conselho do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA).

marcos@marcosdacosta.adv.br